19/10/07
Resumo:
A gestão das Organizações
Descrição:
Conceito de gestão, níveis de gestão e aptidões do gestor.
Funções da Gestão
•Direcção - é o processo de determinar, isto é afectar, ou influenciar o comportamento dos outros. A direcção envolve motivação, liderança e comunicação.
•Controlo - comparação do actual desempenho da organização com os standards previamente estabelecidos.
Níveis de Gestão
•Institucional - a gestão caracteriza-se por uma forte componente estratégica. É o nível mais elevado da organização. Ex. Administrador
•Intermédio - predomina uma componente táctica. Ex. Director
•Operacional - É o nível mais baixo de todos. Predomina a componente técnica. É o nível que administra a execução e a realização das tarefas. Ex. Supervisor ou técnico.
Culpa é de quem faz
Responsabilidade é de quem deve supervisionar.
Papel do Gestor de Empresas
Duas perspectivas:
Relação com o exterior
Sistema Interno
O gestor é um indivíduos que utiliza um conjunto de técnicas e que é responsável pela interacção da empresa com o meio ambiente;
Gerir é o processo de trabalho com e através dos outros a fim de atingir eficazmente os objectivos organizacionais usando eficientemente os recursos escassos em contexto de mudança;
Papel do Gestor de Empresas
•Eficiência - fazer as coisas bem e correctamente. Relaciona-se com os meios.
Medidas de eficiência: custo do trabalho, utilização de equipamento, retorno de capital investido, etc.
•Eficácia - fazer as coisas certas. Atingir os objectivos. Relaciona-se com os fins.
Medidas de eficiência: atingir ou não atingir as metas de produção em termos de quantidade e qualidade.
Aptidões Necessárias do Gestor
Aptidão conceptual - é a capacidade para apreender ideias gerais e abstractas e aplicá-las em situações concretas. Engloba a capacidade para ver a organização como um todo.
•Aptidão técnica - é a capacidade para usar conhecimentos, métodos ou técnicas específicas no seu trabalho concreto.
•Aptidão em relações humanas - é a capacidade de compreender, motivar e obter a adesão dos outros.
Qual a relação entre os niveis de gestão e as aptidões do gestor?
O gestor utiliza um conjunto de técnicas e é responsável pela interacção da empresa com o meio ambiente.
Relação entre planeamento e controlo:
É do meio ambiente que vêm as oportunidades e as ameaças
Competências Pessoais
Competências - qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas.
•Conhecimento - conjunto de informações, conceitos, ideias, experiências, aprendizagem que o gestor possui a respeito da suas especialidade.
•Perspectiva - é a capacidade de colocar o conhecimento em acção. Transformar a teoria em prática.
Competências - qualidades de quem é capaz de analisar uma situação, apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas.
•Atitude - comportamento pessoal do gestor perante as situações com que se defronta no seu trabalho.
Contabilidade de Custos,
Há 16 anos
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