13 anos depois... estou de regresso á sala de aulas.

sábado, 24 de novembro de 2007

Organização e Estrutura da Empresa, 13

19/11/07

Resumo:
Empresa como entidade económica e ao serviço da sociedade
Descrição:
A empresa e o meio ambiente: externo (contextual e transaccional) e interno. A empresa e os seus recursos: humanos, finaceiros, produtivos e comerciais.

Qual a importancia do ambiente externo e interno na empresa?
Análise das oportunidades e ameaças. Há quem diga que não há ameaças, tudo são oportunidades.

Um bom Gestor analiza o meio ambiente interno para identificar quais os seu pontos fortes e os pontos fracos.

Porque é que tenho de começar a análise do meu meio ambiente externo pelos meus clientes?
Porque são eles trazem o dinheiro á minha empresa.

O Meio Ambiente das Empresas

Envolvente contextual:

•Conjunto de características que definem o exterior, em sentido lato, da organização e que parametriza o campo das possibilidades de actuação, ao mesmo tempo que lhes concedem o essencial da sua razão de ser.
Envolvente transaccional: •É composto pelo conjunto de entidades, indivíduos ou organizações que entram em contacto directo com a organização. •É neste ambiente que a empresa desenvolve a sua actividade, ou seja, é aí que ela estabelece o seu domínio.

O Meio Ambiente Transaccional

Clientes Quem é o cliente?, onde está?, quais as necessidades e desejos?
A segmentação de mercados assume uma importância vital.
Fornecedores de recursos Fornecedores de capital, material, mão de obra, equipamento e serviço, etc. Na análise de fornecedores é importante manter uma perspectiva alargada dos inputs para identificar a tendência nos diversos mercados.

Concorrentes Quais as suas competências e debilidades?, quais os objectivos? qual a sua estratégia? e quais as expectativas? (Ex: A Portugália evita competir directamente com a TAP e com a Ibéria, por isso, actuam em rotas onde os outros não actuam)
Grupos regulamentadores Inclui os governos, sindicatos, associações, etc. que de alguma maneira impõem controlos, limitações ou restrições à actividade da empresa.

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