24/10/07
Resumo:
Sistema de Informação Contabilístico
Descrição:
Tipo de documentos. Conta. Diários razão. Balancetes.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTABILISTICA
Documentos -> Diário -> Razão -> Balancetes (verificação, fecho) -> Balanço -> Demonstração de Resultados.
Razão
_____Conta_____
débito \ crédito
1º Nivel (Ex. Depositos á ordem)
2º Nivel (Ex. Banco CGD, BCP)
3º Nivel (Ex. CGD Conta 9865435678987, CGD Conta 43567890876546, BCP Conta 9786546789087)
Contas Elementares -> Nivel inferior onde se registam os elementos.
Contas Agregadas -> Agregam os valores das contas Elementares.
__CGD Conta 9865435678987___
2 000 \ 1 000
Saldo:
Devedor, Credor ou Nulo.
Quando Débito = Crédito então a conta está saldada ou o saldo é nulo.
REGRAS DE MOVIMENTAÇÃO DAS CONTAS
Activo -> Debitam-se pelos aumentos e creditam-se pelas diminuições.
Ex. Ao depositar 200€ na CGD, debito o valor na conta.
Passivo -> Debitam-se pelas diminuições e creditam-se pelos aumentos.
Capital Social = Passivo
Gastos -> Debitam-se pelas diminuições e creditam-se pelos aumentos.
Rendimentos -> Debitam-se pelas diminuições e creditam-se pelos aumentos.
Exercicio:
Cap. Social = 50 000€ em partes iguais (25 000+25 000)
Doc. 1 = Escritura
Doc. 2.1 = Talão de depósito na CGD subscritor A 10 000 (No razão, debita-se a conta da CGD e credita-se o subscritor A).
Doc. 2.2 = Talão de depósito na CGD subscritor B 15 000 (No razão, debita-se a conta da CGD e credita-se o subscritor B).
Razão:
CGD: Débito=25 000
Subscritor A: Crédito=10 000
Subscritor B: Crédito=15 000
Capital: Crédito= 50 000
Contabilidade unigráfica: Registo num movimento, numa só conta.
Contabilidade bigráfica: Registo de dois ou mais movimentos: sai de um lado, entra noutro. Os valores a crédito terão de ser iguais aos valores a débito.
Diário Nº1
O contabilista escreve e assina no Documento original "Lançado no diário N. 1"
Razão: São as contas elementares
Depois de passar os dados do Diário para o Razão, arquiva-se o Diário.
Balancete de verificação = Balancete de fecho
Contabilidade de Custos,
Há 16 anos
2 comentários:
Na tua página tens: "Gastos -> Debitam-se pelas diminuições e creditam-se pelos aumentos.", que se encontra errado.
A forma correta é a seguinte:
Gastos -> Debitam-se pelos aumentos e creditam-se pelas diminuições.
É fixe,mas precisa ter um conteúdo sólido e compacto.
As informações precisam ser atualizadas,simples e claras.
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