13 anos depois... estou de regresso á sala de aulas.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Introd. à Economia - 2

16/10/07

Resumo:
introdução à economia
Descrição:
determinantes da procura e da oferta

1) Fundamentos da Economia

Economia estuda a forma como os individuos, as empresas, os Governos e outras organizações fazem escolhas e como essas escolhas determinam a utilização dos recursos escassos.
Ex.: Estudar Gestão ou Economia? Teato ou Cinema? Estádios ou AEs?

5 Conceitos essenciais na determinação das escolhas:
1- Trade Offs (abdicar)
2- Incentivos (preço, localização)
3- Trocas
4- Informação
5- Distribuição de riqueza

1- Trade Off: Decidir gastar mais num determinado Bem, implica poupar menos ou ter menos para gastar noutro Bem = Custo de Oportunidade.
2- Incentivos: Ao fazermos escolhas, respondemos a incentivos. Se o preço da Coca-Cola for inderior ao da Pepsi somos incentivados a consumir mais Coca-Cola.
Ex.: 2 opções para jantar fora:

Sushi
Vantagens: Na moda. Saudavel
Desvantagens: Caro. "peixe cru"

Pizza
Vantagens: Barato. Rápido
Desvantagens: Calórico. Fora de moda
3- Trocas: Quando temos oportunidade para trocar Bens, o nosso leque de escolhas aumenta.
Ex.: Países mais abertos é Economia Internacional e trocas internas disponibiliza mais Bens em quantidade e diversidade aos seus habitantes.
4- Informação: Fazer escolhas inteligentes/racionais implica ter e usar informação.
Ex.: Porque visitamos várias vezes uma casa antes de a comprar? Porque os Bancos analisam a situaçao financeira dos clientes antes de dar crédito.
5- Distribuição de riqueza/rendimento: O mercado funciona como um leilão no qual os individuos só compram o que estão habilitados a comprar. Quanto mais alto o estrato social maior a aptencia por Bens de Luxo.

As escolhas são feitas em 3 mercados:
As Empresas
Vendem no Mercado de Bens e serviços
Contratam no Mercado de trabalho
Investem e necessitam de financiamento no Mercado de capitais

As Familias
Compram no Mercado de Bens e serviços
Oferecem-se no Mercado de trabalho
Emprestam e pedem emprestado no Mercado de capitais

Microeconomia vs Macroeconomia
Microeconomia:
Estuda a forma como as empresas e os individuos tomam decições relativamente ás quantidades produzidas e consumidas.
A relação entre procura e oferta origina ainda o preço de equilibrio.
Macroeconomia:
Estuda o comportamento da economia como um todo, em particular o comportamento dos grandes agregados como o desemprego, inflação, crescimento económico e balança comercial.

3 Hipoteses básicas da Economia:
1- Os consumidores são racionais
2- As empresas maximisam o lucro
3- Os mercados são competitivos

1- Racionalidade, significa que os individuos tomam decisões pelo interesse próprio.
João: quer ter Porsche, Vivenda com piscina e trabalha 18H/dia
Joana: quer ter carro modesto, T2, tem 22 dias de férias/ano e trabalha 8H/dia
Ambos podem estar certos ou errados. A economia não avalia essas decisões.

2- A hipotese de interesse próprio e racionalidade no caso dos consumidores é transparecida para as empresas sob a forma de maximização do lucro.
As empresas existem para remunerar os acionistas ou donos e oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e a economia acredita que só se consegue maximizando o lucro.

3- Num mercado em que existem muitas empresas, e em que os Bens não são diferentes, nenhuma empresa pode cobrar um preço mais elevado que as outras, sob pena de não ter consumidores para o Bem que vende.

2) Elementos Fundamentais da procura e da oferta
2.1 O papel do preço
Os preços são a forma como os participantes no mercado comunicam entre si (empresas e consumidores).
Ex.: Porque as casas em Lisboa são mais caras que em Beja? mais procura.
Porque a água é mais barata que o diamante? mais oferta.
Porque um médico ganha mais que um emp. balcão? menos oferta.

2.2 Procura
Procura individual: é a quantidade de um Bem que um agente decide comprar a um determinado preço.
Curva da procura: Cada nivel de preço, qual a quantidade procurada.
Ex.: Consumo de cafés por mês: conforme o preo vai aumentando, vai baixando a quantidade de cafés consumida mensalmente.
A Curva da procura desenha-se colocando a Quantidade no eixo do x e o valor unitário no eixo do y.
A curva da procura intercepta cada um dos ponto correspondentes á relaçao (€/Qt) e designa-se por D (demand).

Lei da procura: Para bens normais existe uma relação inversa entre preço e quantidade.
Curva da procura de mercado: É a soma Horizontal de todas as curvas da procura individuais (somente as quantidades e mantem-se o preço unitário.

2.3 Determinantes da Procura
1. Rendimento: A quantidade procurada aumenta em função do rendimento auferido no caso dos bens normais.
Nos bens inferiores, a quantidade procurada tende a diminuir com o aumento do rendimento.
Bens normais = Aumento do rendimento = Aumento da procura
Bens inferiores = Aumento do rendimento = diminuição da procura
2. Gostos: quanto mais gostamos de um bem, maior será a procura desse bem.
3. Preço dos bens substitutos: São os que satisfazem necessidades semalhantes.
Quando o preço de um bem substituto diminui, a procura dos outros bens diminui para ser substituida por aumento da procura pelo bem que sofreu uma reduçao de preço.
Ex.: Playstation vs XBOX, Yogurte pedaços vs liquido, Pizza vs hamburguer.
4. Preço dos bens complementares: Dois bens dizem-se compementares quando as procuras dependem uma da outra.
Ex.: Automovel vs Gasolina, Pão vs manteiga, café vs leite.
5. Demografia: Quanto mais populoso for o mercado maior a quantidade procurada.

Conclusão: Só existem deslocações na curva da procura quando forem alterados um destes determinantes.

Aumentos da procura são deslocações para a direita na curva da procura.
Reduções da procura são deslocações para a esquerda.

Alterações de preço de um bem não se traduzem em deslocações de curva da procura, mas apenas em movimentos ao longo da mesma curva.

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