04/12/07
Resumo:
Equilíbrio em concorrência perfeita
Descrição:
O mercado de concorrencia perfeita condição de fecho limiar de rentabilidade resolução de exercícios
EQUILIBRIO EM CONCORRENCIA PERFEITA
Um mercado de concorrencia perfeita caracteriza-se por:
1- As empresas vendem produto padronizado (não diferenciado).
O produto vendido por uma empresa é tido como substituto perfeito do produto vendido pelas outras empresas do mercado.
Ex. esferográficas, giz ou camisolas interiores.
2- As empresas são tomadoras do preço (price takers).
As empresas aceitam o preço de mercado como um dado.
Essa condição será satisfeita quando o mercado é servido por um grande grupo de empresas, produzindo cada uma delas uma pequena fracção do total do sector, não tendo por isso capacidade para alterar o preço.
3- Mobilidade perfeita dos factores produtivos.
Significa que uma empresa ao aperceber-se de uma oportunidade de negócio pode contratar os factores produtivos para tirar partido desta.
4- Empresas e consumidores têm informação perfeita.
Empresas mudam facilmente a produção de acordo com a informação que vai chegando, e os consumidores alteram tambem a procura de acordo com a informação disponivel.
Informação perfeita significa: Imediata, garantida e acessivel a todos.
Resumo:
Equilíbrio em concorrência perfeita
Descrição:
O mercado de concorrencia perfeita condição de fecho limiar de rentabilidade resolução de exercícios
EQUILIBRIO EM CONCORRENCIA PERFEITA
Um mercado de concorrencia perfeita caracteriza-se por:
1- As empresas vendem produto padronizado (não diferenciado).
O produto vendido por uma empresa é tido como substituto perfeito do produto vendido pelas outras empresas do mercado.
Ex. esferográficas, giz ou camisolas interiores.
2- As empresas são tomadoras do preço (price takers).
As empresas aceitam o preço de mercado como um dado.
Essa condição será satisfeita quando o mercado é servido por um grande grupo de empresas, produzindo cada uma delas uma pequena fracção do total do sector, não tendo por isso capacidade para alterar o preço.
3- Mobilidade perfeita dos factores produtivos.
Significa que uma empresa ao aperceber-se de uma oportunidade de negócio pode contratar os factores produtivos para tirar partido desta.
4- Empresas e consumidores têm informação perfeita.
Empresas mudam facilmente a produção de acordo com a informação que vai chegando, e os consumidores alteram tambem a procura de acordo com a informação disponivel.
Informação perfeita significa: Imediata, garantida e acessivel a todos.
Procura dirigida a um Price Taker:
Os price takers enfrentam uma Curva de Procura perfeitamente Elástica e são "obrigados" a aceitar o Preço de mercado (PM).
Se cobrarem P > PM => Perdem todos os clientes
Se cobrarem P < pm =""> Não ganham nada com isso, porque a quantidade oferecida não se altera (em concorrenci perfeita, as empresas operam no máximo da sua capacidade produtiva e sendo assim, conduz a uma redução da RT (receita total).
Condição de Óptimo em Concorrência Perfeita
Qualquer empresa tem como objectivo, a maximização do Lucro (Lcr):
Lcr = RT - CT => Maximizar esta expressão; ou seja, encontrar uma quantidade produzida que maximize o lucro.
Condição de 1ª ordem:
dLcr / dQ = 0 => dLcr / dQ = dRT / dQ - dCT / dQ = 0 <=>
<=> dRT / d0 = dCT / dQ
RMg = CMg <=> CMg = P
Note agora que RT = P x Q, mas em concorrencia perfeita: P = CMg
e é constante para a empresa, logo a expressão da receita total é dada por:
RT = PM x Q
logo
dRT / dQ = PM = RMg
Condição de segunda ordem:
dxdLcr / d QxQ = dxdRT / dQxQ (= 0) - dxdCT / dQxQ <>
<=> -dCMg / dQ > 0
A EMPRESA PRODUZ NA PARTE CRESCENTE DA CURVA DE CMg
Pela condição de 2ª Ordem, concluimos que a Curva da Oferta da empresa é dada pela parte crescente dos Custos Marginais.
Desta forma, a quantidade Óptima que maximiza o lucro, ocorre quando a curva da procura dirigida á empresa intercepta a curva dos custos marginais da mesma.
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